SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

A+ A-

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

Sobre o Município

Câmara de Francisco Macedo — PI realiza 2ª sessão ordinária de 2023 e aprova importantes requerimentos

Geral - 06/03/2023

...

A Câmara Municipal de Francisco Macedo — PI realizou na noite desta sexta-feira, 3 de março, no plenário Edmar Antao de Carvalho, sua segunda sessão ordinária do ano. Na pauta, estavam diversos requerimentos, que foram discutidos e votados pelos vereadores.

Os trabalhos foram presididas pelo presidente da casa, Domingos Diniz, e contou com a presença dos vereadores — Marciel Francisco, Maria Rodrigues, Lorena Alencar, Paulo Costa, Adonias José, Osailtom Lopes, e Lázaro Carvalho.

Inicialmente, o plenário votou e aprovou nove Requerimentos do vereador Adonias José. O vereador requisita a aquisição de um dessalinizador de água para a qualidade cabaceira, a construção de um calçamento para localidade cabaceira, a construção de uma passarela sobre a BR-316, aquisição de um trator completamente equipado, a construção de uma praça com academia de saúde pública para as localidades Aldeia e Estreito, a reforma e ampliação do colégio da localidade Estreito, o piçarramento de todas as estradas vicinais, a construção de um galpão para estacionamento de frotas de veículos do município, e o encanamento de água para as residências da localidade Aldeia.

Logo após, foram votados nove Requerimentos de autoria do vereador, Maciel Francisco. Nas matérias, o parlamentar solicita à construção de uma área de lazer às margens da barragem de estreito, a criação de projetos de apoio aos artistas da região, cursos técnicos e profissionalizantes para a população ofertados pela administração, que seja visto meios cabíveis para que o município de assistência a pessoas diagnosticadas com câncer, a realização de visitas constantes de psicólogos a pessoas diagnosticadas com depressão, que sejam disponibilizadas lixeiras em locais públicos, aquisição de um portal de entrada para o Mirante de São Francisco, a construção de um posto de atendimento médico e distribuição gratuita de medicamento para localidade Comboeiro, e a construção de bueiros em todas as estradas vicinais do município.

Em seguida, o plenário da Câmara também aprovou três Requerimentos de e autoria do parlamentar, Paulo Costa. Nos Requerimentos, Paulo Costa solicitou a implantação de pontos de ônibus, na localidade Teresa, (Retiro) e Café da Pedra, a construção de ondulações transversais de trânsito na rodovia estadual PI — 243, saída da cidade sentido a Padre Marcos, e recursos para a construção de uma passagem molhada na localidade estreito.

De autoria da vereadora Lorena de Alencar, os parlamentares aprovaram também aprovaram o Requerimento, que solicita a construção de dois quebra-molas na rua Nicolau Francisco da Silva.

Na mesma sessão, também foi aprovado um Requerimento de autoria da vereadora Maria Rodrigues, solicitando a construção de uma praça e aquisição de um quarto infantil para a rua Nicolau Francisco da Silva.

Além disso, a sessão também abriu espaço para membros do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes — NUCA, que apresentaram assuntos de extrema importância, como a prevenção da gravidez na adolescência e A conquista do voto feminino no Brasil.

A jovem Yasmim Maria, apresentou dados alarmantes sobre o aumento de casos de gravidez na adolescência na região e destacou a importância da educação sexual nas escolas e do acesso a métodos contraceptivos para evitar essa situação.

Em seguida, a Jovem Ana Licy silva, abordou sobre a conquista do voto feminino no Brasil, destacando que foi uma luta árdua e longa das mulheres para que o direito ao voto fosse garantido a todas as brasileiras. Ele ressaltou a importância desse marco histórico para a democracia brasileira pelos direitos das mulheres.

Os vereadores presentes na sessão, elogiaram a iniciativa dos jovens do NUCA em trazer temas de grande relevância para discussão na Câmara Municipal, e se comprometeram a apoiar ações que possam contribuir para a conscientização da população.

Fotos;

FONTE:https://infonewss.com/camara-de-francisco-macedo-pi-realiza-2a-sessao-ordinaria-de-2023-e-aprova-importantes-requerimentos/