Câmara de Francisco Macedo aprova Projeto de Lei e homenageia pais durante Sessão Ordinária

Geral - 19/08/2023

Em uma noite de deliberações significativas, a Câmara Municipal de Vereadores de Francisco Macedo, no Piauí, realizou mais uma Sessão Ordinária da Atual Legislatura na sexta-feira, 18 de agosto. Durante a sessão, foi aprovado um Projeto de Lei de grande importância para o município e prestada uma emocionante homenagem aos pais da comunidade.

A Sessão foi presidida pelo vereador Domingos Diniz, presidente da Casa, e contou com as presenças dos parlamentares, Osailton Lopes, Maria Rodrigues, Adonias José, Lorena de Alencar, Paulo Costa, Marciel Francisco e Lazaro Carvalho, além do vice-prefeito, Odair Lopes, os secretários Municipais, Fernando Carvalho (de Agricultura) e Adenilson Antão, (de Saúde) Kassiomar Antão (de Transportes), assessores, e membros da sociedade civil.

O ponto central da sessão foi a aprovação do Projeto de Lei n.º 013/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal, que revoga a Lei Municipal de número 309/2023, promulgada em 15 de março de 2023. A matéria havia sido colocado em votação na última Sessão Ordinária, mas teve seu processo de apreciação adiado a pedido da vereadora Lorena de Alencar. No retorno, o Projeto de Lei foi submetido à votação e, com a maioria dos votos a favor, foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores de Francisco Macedo.

Na oportunidade, a vereadora Lorena Alencar, recorreu à palavra, e em um extenso discurso expressou sua objeção à revogação do Projeto de Lei, destacando pontos que, segundo ela, mereciam mais discussão e consideração.

Após a votação, a sessão tomou um tom mais emocional e festivo, com a realização de uma homenagem a todos os pais do município. A homenagem foi feita de forma simbólica, com a entrega de presentes aos pais, com vínculo no Poder Legislativo local, com o intuito de reconhecer a importância dos pais na formação da comunidade e agradecer por seu comprometimento e dedicação.

O presidente da Câmara, Domingos Diniz, deixou uma mensagem para todos os pais. “Feliz dia dos pais a todos os pais francisco-macedenses! Deus criou a família, dentro desta família, o pai é o grande alicerce, a pessoa que nunca faltará em nenhum instante da vida dos filhos. Pai, você é um semeador de Deus aqui na terra, e com paciência e sabedoria espera e acompanha o crescimento de cada um dos filhos perante a vida. O pai não é um condutor de destinos, mas sim o farol que aponta para um caminho de honestidade e do bem. Pai de verdade mesmo não coloca modelos de conduta, mas aponta aqueles cujas condutas não devem ser seguidas. Um pai deve saber ouvir, educar, ensinar, dialogar, enfim, a figura paterna como braço acolhedor e protetor no seio familiar. Queremos nesse dia deixar nossa mensagem de otimismo e parabenizar a todos os pais da nossa querida cidade de Francisco Macedo e que eles tenham sempre o discernimento de conduzir seus filhos para o caminho certo, para serem homens e mulheres de bem.” Expressou.

A vereadora, Maria Rodrigues, parabenizou a todos os pais do município. “Neste dia dos pais, lembremos de valorizar e agradecer a esses homens extraordinários que moldam o presente e o futuro de nossos filhos e de nossa sociedade. Que todos os pais de Francisco Macedo se sintam especiais e amados neste dia, e que continuemos a construir juntos uma comunidade cada vez mais forte e unida. Parabéns a todos os pais, e que esta data seja repleta de carinho e afeto em suas vidas.” Proferiu.

O vice-prefeito, Odair Lopes, enfatizou que, mesmo em meio a debates políticos, é importante valorizar e celebrar as relações familiares e a contribuição dos pais para o desenvolvimento do município. “Que continuemos a trabalhar juntos incessantemente em prol do bem-estar social e do progresso do nosso município. Neste momento, gostaria de estender meus sinceros parabéns a todos os pais da nossa comunidade, enquanto celebramos o Dia dos Pais. Que eles persistam em sua nobre missão de cuidar e orientar seus filhos, pois reconhecemos a importância fundamental da família como alicerce para o desenvolvimento de uma sociedade saudável. Neste mesmo fôlego, não podemos esquecer a responsabilidade que os filhos têm de retribuir esse amor e cuidado, zelando igualmente pelos seus pais. É uma troca de carinho e apoio que fortalece os laços familiares e enriquece nossa comunidade como um todo. Portanto, que o Dia dos Pais seja um lembrete constante da importância de cultivarmos relacionamentos amorosos e duradouros dentro das nossas famílias, para podermos continuar construindo um município cada vez melhor.” Disse.