No retorno do 2º semestre legislativo, Câmara de Francisco Macedo — PI aprova importantes matérias

Geral - 06/08/2023

Após recesso parlamentar do mês de julho, a Câmara Municipal de Francisco Macedo retomou nesta sexta-feira, dia 05 de agosto, os trabalhos legislativos do segundo semestre de 2023. Na sessão, foram votadas e aprovadas importantes matérias que impactarão diretamente a vida dos cidadãos do município.

A reabertura dos trabalhos aconteceu no Plenário Vereador Edmar de Antão, e contou com a presença dos vereadores Marciel Francisco da Silva Sousa, Osailton Lopes de Carvalho, Maria Rodrigues de Macedo, Paulo costa Dos Santos, Adonias José Batista, Lorena de Alencar, além do presidente da casa Domingos Diniz.

Na Sessão, o Plenário votou e aprovou o Requerimento 017/2023, de autoria do Vereador Marciel Francisco, requisitando que sejam efetuadas no colégio 29 de abril no Comboeiro 2 e no colégio Arcênio José dos Santos no Comboeiro 1, salas de atendimento e entrega de medicações aos hipertensos das comunidades e outros serviços de enfermagem.

Em seguida, foram aprovados quatro requerimentos de autoria da vereadora Maria Rodrigues. Nas matérias, a parlamentar solicita a construção de uma passagem molhada na localidade Carnaubal; a construção de uma passagem molhada na localidade Comboeiro; a construção de um calçamento na localidade Lajedo; e a implementação de grama e iluminação no Estádio Municipal Pedro João Delfino.

Na mesma sessão, também foram aprovados quatro requerimentos do vereador Osailton Lopes. Nas proposituras, Osailton reivindica a contratação de equipe multiprofissional com nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e assistente social; uma equipe de saúde destinada à zona rural; contratação de dois médicos através do programa mais médicos, sendo um destinado à zona rural e o outro destinado à zona urbana; e a aquisição de uma caminhonete 4×4 para a saúde da família.

Logo após, foi discutido e aprovado, o Requerimento 012/2023, de autoria do vereador Adonias José, que solicitara a reforma das unidades do FNDE inativas, para ser realizado atendimentos médicos na zona rural.

Na mesma sessão, também foi colocado em Votação do Projeto de Lei n.º 013/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal, que revoga a Lei Municipal de número 309/2023 de 15 de março 2023. No entanto, o PL seria que votado, teve adiamento a pedido da vereadora Lorena de Alencar, para apreciação.