Em Sessão Ordinária, Câmara de Francisco Macedo aprova importantes matérias, e homenageia ex-presidentes e mães do município

Geral - 12/05/2023

A Câmara Municipal de Francisco Macedo realizou uma Sessão Ordinária nesta sexta-feira, dia 12 de maio, com uma pauta repleta de assuntos relevantes para a comunidade local. Além da aprovação de matérias importantes, a sessão também foi marcada por homenagens aos ex-presidentes da Casa Legislativa e às mães do município.

Na oportunidade, os trabalhos foram presididos pelo presidente da casa, Domingos Diniz, e contou com a presença dos vereadores Marciel Francisco, Adonias José, Lázaro Carvalho, Lorena Alencar, Maria Rodrigues e José Antônio, além de ex-presidentes da Câmara Municipal, familiares, advogados da região, e a comunidade em geral, dentre outros.

Inicialmente, o plenário votou e aprovou cinco Requerimentos do vereador Marciel Francisco. O vereador requisitou a construção de paredes para o Cemitério da Localidade Lajedo; a construção de um Cemitério Público; a disponibilização uniformes completos para a seleção futebolística de Francisco Macedo e demais equipes Amadoras; que o poder executivo e a secretaria de Assistência Social que abranja o fortalecimento de idosos, incluindo todos os Idosos do nosso município que possam participar do programa de Forma igualitária; e a concessão do Título de Cidadão Franciscomacedense a Sra. Sammy Mikaely Vieira Simeão Magalhães.

Logo após, foram aprovados três requerimentos de autoria da vereadora Maria Rodrigues. Nas matérias, a parlamentar solicitou a prefeitura a aquisição de terrenos para realizar Doações as pessoas carentes do município, e posteriormente construírem suas casas; que sejam vistos os meios cabíveis para ser Realizada a reforma do prédio da delegacia policial do município; que seja alterada a nomeclatura da função de Servidores municipais, sendo atualmente “Auxiliar de Enfermagem” e posteriormente passando a ser denominado “Técnico de Enfermagem”.

Em seguida, o plenário aprovou um requerimento de e autoria da vereadora, Lorena Alencar. No requerimento, Lorena requisitando que seja providenciada a ligação elétrica dos novos poços municipais, construídos pelo Governo do Estado do Piauí, nas localidades.

Na mesma sessão, também foram aprovados dois requerimentos do vereador Domingos Diniz. Nas proposituras, Domingos que reivindica do roço e a recuperação de todas as estradas vicinais do município; e a o limpeza geral ao redor do estádio Pedro João Delfino, e a capina das ruas na zona urbana do nosso município.

Durante a Sessão também foram aprovados dois Projetos de Lei. O primeiro, n.º 001/2023, de autoria da vereadora, Lorena Alencar, Dispõe sobre a divulgação da Relação dos medicamentos Disponíveis e indisponíveis na Rede pública municipal de saúde do município de Francisco Macedo-PI; e o PL n.º 007/2023, de autoria do Poder Executivo, que pleiteia sobre o valor do salário mínimo a vigorar a partir de 10 de maio de 2023 para os servidores municipais que recebem o Salário Mínimo Nacional.

Além das importantes matérias aprovadas, a sessão ordinária também foi marcada por homenagens emocionantes. Os ex-presidentes da Câmara Municipal de Francisco Macedo, que contribuíram para o desenvolvimento do município durante suas gestões, receberam uma homenagem especial em reconhecimento aos serviços prestados, com a inauguração de uma galeria com fotos e informações sobre cada um dos vereadores que já ocuparam a presidência.

Antecedendo o desenlace da fita inaugural da galeria, recorreram à palavra, o Bacharel em Ciência Contábeis, Ricardo Alencar, filho do ex-presidente homenageado, Edmar Antão de Carvalho, e os ex-presidentes, Adonias José e Lázaro Carvalho, onde agradeceram ao presidente Domingos Diniz pela homenagem.

Outra homenagem foi direcionada às mães do município, em celebração ao Dia das Mães, comemorado neste próximo domingo, dia 14. Representadas pelas vereadoras da casa, Maria Rodrigues e Lorena Alencar, as mães do município foram homenageadas, como um dos principais pilares na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, sendo evidenciado seu papel fundamental na formação de cidadãos comprometidos e responsáveis.